Veja como usar a primeira parcela do 13º salário e ficar com o bolso em dia

por Rosa Falcão

Vem aí a primeira parcela do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Metade do abono natalino será pago antecipado, a partir do final deste mês de agosto para quem ganha até um salário mínimo (R$ 954). No início de setembro entra na conta de quem recebe acima do piso da Previdência. O dinheiro extra vem junto com o benefício de agosto. Oportunidade para colocar as contas em dia e ter uma folga no orçamento.

Priorize as dívidas
A primeira dica é: se você tem dívidas o ideal é usar a grana extra para quitar ou diminuir os débitos. Neste caso, priorize as dívidas mais caras, que cobram juros mais altos. Por hierarquia, estão na lista o rotativo do cartão de crédito, e em segundo lugar, o cheque especial, cujos juros e encargos podem ultrapassar a taxa de 300% ao ano.

Continua após Publicidade

Reduza o endividamento
Se tiver financiamentos de longo prazo, como por exemplo, carro ou imóvel, o dinheiro pode ser usado para antecipar parcelas futuras. Além de reduzir o tempo de endividamento, você pode economizar com juros, taxas e encargos. Muita atenção com as “pegadinhas” dos contratos, que acabam retirando as vantagens. Se informe antes.

Investir é opção
Outra opção é pegar uma parte da grana para investir. Existe no mercado uma variedade de investimentos para todos os gostos e perfis. São eles: Caderneta de Poupança, Títulos Públicos do Tesouro, Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito Agrícola (LCA), Previdência Privada etc.

Antecipar compras
Antecipar a compra de presentes pode ser uma alternativa para aproveitar os preços mais baixos e economizar. Antes, porém, pesquise com calma para aproveitar preços mais vantajosos. Uma dica é consultar os preços dos produtos nas lojas online e comparar com os preços das lojas físicas. É possível encontrar bons “achados” e promoções.

Segunda parcela tem descontos
A primeira parcela do décimo terceiro é paga sem os descontos. Por isso o valor é maior do que a segunda parcela, que será paga junto com a folha de novembro. Por último, muito cuidado para não cair na tentação dos bancos que oferecem empréstimos com a garantia do décimo terceiro. Não caia em armadilhas.

 

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter
Continua após Publicidade