Veja como se dar bem durante as compras da Black Friday

por Rosa Falcão

Quer se sair bem na Black Friday? Pesquisa e planejamento são as principais armas do consumidor. A megaliquidação está marcada para a última sexta-feira deste mês de novembro (dia 30), mas a maioria das lojas virtuais já anunciam as ofertas para fisgar o cliente. Preparamos algumas dicas com orientações dos órgãos de defesa do consumidor. Confira e boas compras.

Planejamento é fundamental – A primeira dica é planejar bem às compras. Identificar se há a necessidade de adquirir um produto. Evite  a compra por impulso, o desperdício, e o endividamento.

Continua após Publicidade

Pesquise preços – Aproveite a facilidade dos sistemas de busca para navegar na internet pelos sites que aderiram a megaliquidação. O ideal é começar a pesquisa com antecedência para tirar a prova dos nove. Checar se os preços baixaram ou estão maquiados.

Confira as promoções – Se algum anúncio chamou a sua atenção faça uma foto da tela do computador ou celular (print screen) com a demonstração do produto, o valor, a informação do link, o nome da empresa, a data e hora em que foi feita a pesquisa. O mesmo vale para os folhetos distribuídos pelas lojas físicas.

Segurança do site – Antes de fechar a compra online se certifique sobre a segurança do site que você fará a operação. Verifique o cadeado e pesquise nos órgãos de defesa do consumidor se existem reclamações sobre a empresa.

Pagamento seguro – No caso das compras em lojas menores e pouco conhecidas, é melhor optar pelos fornecedores que possuem algum tipo de sistema de pagamento, como PagSeguro, PayPal ou MercadoPago. Um intermediário no processo da compra poderá garantir a segurança dos dados do cliente.

Propaganda enganosa – Caso você identifique alguma propaganda enganosa, encaminhe a sua denúncia ou queixa aos órgãos de defesa do consumidor de sua cidade.

Procon Recife  Fone: (81) 3355-3290, E-mail: procon@recife.pe.gov.br

Procon-PE  Fone: 0800.282.1512 , E-mail: atendimento@procon.pe.gov.br

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade