Veja como economizar com tarifas bancárias

por Cláudia Santos

Nem sempre é fácil controlar a conta corrente. Mas é importante que você gaste só o necessário com a manutenção. Aprenda a usar seu pacote de serviços básicos e economize com as tarifas bancárias. Seu bolso vai ficar agradecido. Fique atento, alguns comportamentos podem levar a um gasto maior do que o contratado. E isso vai aparecer no seu extrato bancário. Saiba que os bancos têm obrigação de oferecer serviços básicos gratuitos, mas se o correntista não prestar atenção pode pagar caro com os extras na movimentação da conta. Se vai abrir uma conta, pesquise entre as instituições bancárias e veja qual se encaixa melhor no seu bolso, principalmente se o pacote básico for insuficiente para sua movimentação.

Serviços básicos gratuitos
Os bancos não podem cobrar de correntistas pelo fornecimento do cartão de débito. Por mês, quem tem conta pode fazer gratuitamente quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco e obter dois extratos dos últimos 30 dias. Além disso, o correntista pode retirar dez de folhas de cheque no período de 30 dias.Caso você tenha uma conta salário, o banco é obrigado a fornecer sem cobrar pelo cartão magnético, cinco saques a cada salário, duas consultas mensais do saldo nos terminais de autoatendimento ou nos guichês do caixa. Se preferir, o empregado pode transferir o salário para outra conta bancária sem pagar nada.

Cuidado com os caixas eletrônicos
Bancos 24 horas são práticos para fazer saques e verificar o extrato. Estão espalhados por todo canto. O ruim é que cobram mais caro por transação do que o seu banco. Mas se for rápido há uma vantagem.Saiba que saques no intervalo de até 30 minutos, tanto da conta corrente quanto da poupança, são considerados um único evento, portanto contam apenas uma vez.

Continua após Publicidade

Internet também sofre taxação
Para transferência entre suas contas normalmente não há cobrança, mas existe um limite de transações. Mesmo pela internet, os bancos costumam cobrar pela transferência de valores entre contas de outra titularidade ou outra instituição bancária além do acertado no seu pacote mensal. Só faça DOCs ou TEDs se realmente for necessário.
Se você está incluído na minoria que utiliza cheques, preste atenção para imprimir apenas a quantidade a que tem direito, sem pagar extra por mais folhinhas do que você realmente precisa.

Poupança tem limite de gratuidade
Aquele dinheirinho suado que você guardou na poupança pode diminuir se você não ficar atento e ficar tirando extratos em caixa eletrônico para conferir. Os bancos são obrigados a fornecer um cartão magnético para movimentação da caderneta gratuitamente. Também devem liberar dois saques por mês no guichê do caixa ou no autoatendimento e duas transferências para conta de depósito da mesma titularidade. Bom, se o dinheiro esta guardado não precisa ficar inseguro. Consultas pela internet são liberadas.

Onde reclamar
Se, apesar de todos os cuidados, você está sendo cobrado mais do que deveria, o Banco Central orienta a reclamar primeiro no banco, onde pode ser acionada a ouvidoria. Se o problema não for resolvido, pode procurar o Banco Central e registrar uma queixa pelo telefone: 0800-979-2345.O BC não interfere na resolução, mas dá prazo de 10 dias para que o banco responda ao cliente. Também mantém um ranking das instituições mais reclamadas que pode ser conferido no endereço eletrônico do Banco Central .

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade