Vai de álcool ou gasolina? Faça as contas antes de abastecer

por Leianne Correia

O preço de R$ 2,99 no litro do etanol em alguns postos do Recife vem dando a oportunidade aos motoristas de abastecer o tanque com este combustível, sendo vantagem para o bolso. A queda nos valores de bomba está associada ao início da entressafra da cana-de-açúcar no estado.

Depois de muitas tentativas e promessas do governo em reduzir o preço da gasolina, a opção de encher o tanque com etanol é um alento ao bolso do motorista. A gasolina, mesmo sendo o combustível mais usado pelo consumidor, é instável no que diz respeito a preços.

Continua após Publicidade

Os preços da gasolina ficam à mercê da cotação do barril de petróleo no mercado internacional, além do humor dos donos dos postos. Sem falar que é mais poluente para o meio ambiente que o etanol e ainda é um bem finito.

Mas quando vale a pena abastecer com etanol? É só ir para a ponta do lápis. Porque um carro abastecido com o etanol consome mais combustível, o que leva a abastecer mais vezes do que quem opta pela gasolina.

O cálculo para saber a vantagem entre etanol e gasolina leva em conta que o etanol deve ter o preço de até 70% do valor da gasolina. Isso quer dizer que ele deve ser pelo menos 30% mais barato. E como faz esta conta? É só multiplicar o preço do litro da gasolina por 0,7. Aí, se o litro do etanol estiver abaixo do resultado da conta, é mais vantajoso. Caso o valor estiver acima, não compensa. Lembre de que no celular tem calculadora.

Mas se você não é adepto de fazer contas, tem aplicativos que podem fazer isso por você. Os apps fazem as contas. No geral, funcionam quando você coloca os valores dos combustíveis e ele aponta o mais indicado, no que diz respeito aos preços. Tem o Gasolina ou Álcool, Chefia? e o serviço está disponível para os sistemas iOS e Android. E ainda o Econoflex, mas só para Androids. Faça as contas antes de abastecer. O bolso e o meio ambiente agradecem.

Para quem quer dicas de como economizar na gasolina, clique aqui

.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade