Sete dicas para se livrar das dívidas e voltar às compras

por Rosa Falcão

Faltam menos de 60 dias para o final do ano. É tempo de colocar as contas em dia para ir às compras do Natal com maior segurança e tranquilidade. Para facilitar a vida do consumidor, o blog Econômicas consultou o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e listou sete dicas importantes para quem está endividado. Confira!

1- Recebeu uma notificação de dívida? Não se assuste porque tudo tem jeito. O primeiro passo é verificar qual foi a empresa que mandou a cobrança.

2-  Em seguida, procure se informar melhor sobre a dívida e identificar qual a pendência financeira existente com determinada empresa.

3- Para obter mais informações sobre a dívida uma opção é se dirigir ao posto de atendimento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de sua cidade. Aqui no Recife funciona na Rua do Riachuelo, número 105, na Boa Vista. O telefone é (81) 3418-1122.

Continua após Publicidade

4- Ao se dirigir ao posto do SPC é preciso apresentar os documentos pessoais básicos para facilitar a consulta ao cadastro. São eles: a carteira de identidade e o CPF. A consulta é simples e gratuita.

5- No balcão de atendimento do SPC é possível obter um extrato detalhado com o demonstrativo de todas as dívidas registradas em determinado CPF.

6- O próximo passo é procurar o credor para renegociar a dívida. Lembre-se de pedir um documento por escrito com os valores do débito, os juros cobrados e os detalhes do acordo. Faça o cálculo antes de fechar a negociação para saber se conseguirá pagar.

7- Após assinar o acordo, a empresa credora é responsável por retirar o nome do consumidor da lista de devedores dos cadastros negativos de crédito. O prazo é de cinco dias úteis.

Um detalhe: Antes de fechar a negociação é possível calcular se é vantajosa a troca da dívida no site Meu Bolso Feliz

do SPC Brasil. Trata-se de uma prática nova no mercado que poderá ser vantajosa para o consumidor.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter
Continua após Publicidade