O preço da gasolina acelerou. Aproveite para economizar

por Cláudia Santos

https://goo.gl/pMpUv5

O preço da gasolina passou dos R$ 4 em alguns postos. Aproveite o susto e desacelere! Está mais do que na hora de economizar. De julho de 2017, quando a Petrobras mudou a política de reajuste de preços dos combustíveis, até dezembro passado, o preço da gasolina comum subiu 15% nos postos de combustíveis. O levantamento é da Agência Nacional de Petróleo (ANP), responsável por regular o setor.

Os reajustes da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras às distribuidoras acompanham o preço do petróleo no mercado internacional e a variação do câmbio. E pode subir ou descer até mesmo diariamente. Nos postos, há influência também dos tributos, entre outros custos. O etanol que entra na mistura da gasolina também pode alterar os preços para cima quando chega a entressafra. Já que a tendência lá fora é de alta no preço do petróleo, fique atento e siga algumas dicas listadas pelo Econômicas, com informações da Proteste

para gastar menos.

Continua após Publicidade

Pesquise preços
Essa dica é clássica. Não deixe para abastecer quando chegar na reserva e estiver sem escolha. Fique atento aos preços praticados para pagar menos sempre que possível. Na internet, você pode conferir a pesquisa semanal de preços nos postos divulgada pela ANP Mas abasteça em revendas confiáveis.

Deixe o carro na garagem
Sempre que puder, vá andando ou de bicicleta para locais próximos. Tem gente que vai de carro à academia que fica a 200 metros de casa. Aproveite o caminho e pratique um pouco de exercício. Sua saúde e seu bolso agradecem.

Compartilhar está na moda
Carona solidária também é uma boa ideia. Divida os gastos com amigos ou colegas de trabalho. Se tem mais de um carro em casa, faça um roteiro eficiente que sirva a todos que saem ou voltam no mesmo horário. Alguns aplicativos como Google Maps ou Waze ajudam a encontrar o caminho com menos trânsito.

Trate bem seu carro
Fazer manutenção periódica evita que o motor consuma mais combustível que o necessário. Troque filtros de ar, de óleo e de combustível, além das velas sempre que necessário e de acordo com recomendação do fabricante.

Cheque sempre seus pneus
Mantenha pneus calibrados e alinhados. De preferência verifique semanalmente, de acordo com as indicações do fabricante. Eles ajudam no melhor desempenho do veículo.

Seja um motorista atento
Nada de acelerar sem necessidade, mesmo nas partidas ou quando estiver parado no semáforo. Respeite a troca de marchas, de acordo com a velocidade escolhida.

Mantenha velocidade constante
Essa é difícil no trânsito engarrafado, mas tente manter a velocidade constante. Acelerar e parar todo instante exige mais do motor e, portanto, significa mais consumo de gasolina.

Carro não é caminhão
Se você tem um carro de passeio, evite sobrecarregá-lo. O excesso de peso força o motor a trabalhar mais para colocar o veículo em movimento.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade