Não perca o prazo de entrega do IR 2018

por Leianne Correia


Como o tempo voa não é caro contribuinte que ainda não declarou o Imposto de Renda 2018? E pensar que já foram 57 dias desde a abertura do prazo de entrega e nada de você prestar contas com o leão da Receita Federal. Agora não é hora de pensar no tempo que já passou e é preciso correr para não pagar multa.

Afinal, a entrega sem multa encerra nesta segunda, dia 30. Três dias a contar de hoje. Lembrando que também é o prazo do pagamento da primeira cota ou cota única para quem tem imposto a pagar. Se perder o prazo, já sabe: paga com multa.

Então vamos ao que interessa que é livrar-se logo desta obrigação. E o melhor conselho que se pode dar é: faça a declaração e entregue com o que você conseguiu organizar. Porque, se faltar algum documento, você pode retificar. Na prática, fazer de novo a declaração, incluindo o que esqueceu e mandar de novo.

Continua após Publicidade

A vantagem disso é que você se livra da multa, se a primeira entrega for até o dia 30. Você pode fazer quantas retificações precisar, mas não convém abusar, não é mesmo? As retificações são aceitas a partir do dia 2 de maio, quando a Receita reabre a recepção da declaração.

Até o ano passado você precisava baixar o programa de preenchimento porque a versão era atualizada. Neste ano, o próprio programa se “reatualiza”. Daí você abre a declaração e logo na parte de identificação do contribuinte você marca a opção “declaração retificadora” e informa o número do recibo da declaração que já entregou neste ano.

Depois, corrige ou inclui o que deixou de informar ao leão e reenvia a declaração. Quanto mais cedo fizer isso, melhor. Porque aí quando o leão foi analisar sua declaração, já está corrigida. Ainda não baixou ou programa do IR? Aproveita e clica aqui. E é melhor se apressar para prestar constas com o leão. Boa sorte.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade