Leão penaliza quem não declarou o IR

por Leianne Correia

Para quem perdeu o prazo de entrega, sem multa, da declaração de Imposto de Renda 2018, o leão da Receita Federal dá uma segunda chance para o ajuste de contas. O felino começa a receber as declarações a partir desta quarta-feira, dia 2 de maio.

Claro que o atraso não será perdoado e será cobrada uma multa. O contribuinte vai desembolsar 1% do imposto devido, limitada a 20%, ou o mínimo de R$ 165,70. Só para esclarecer que a multa é para quem não entregou a declaração. Não é cobrado nada para quem faz retificação depois do prazo de entrega, desde que tenha entregue até 30 de abril.

A única coisa que não é permitida a quem faz retificação a partir de agora é trocar o modelo de declaração. Se entregou no completo, só pode retificar no completo. A troca de completo para simplificado e vice e versa só podia até 30 de abril.

Continua após Publicidade

E para quem tem imposto a pagar, além da multa, tem a correção para quem paga a primeira parcela ou cota única, já que a data de vencimento também era dia 30 de abril.

Neste ano, não será preciso baixar de novo o programa do IR, a exemplo dos anos anteriores. O próprio programa faz as atualizações quando iniciado e estando o computador conectado à internet.

Para quem entregou no prazo certo e tem restituição a receber, saiba que o primeiro pagamento acontece 15 de junho. O primeiro lote prioriza quem entregou nos primeiros dias, para quem tem acima de 65 anos, tem doença grave (marcada na própria declaração) e professores. Estes foram incluídos neste grupo neste ano.

Os próximos pagamentos acontecem em 16 de julho, 15 de agosto, 17 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 17 de dezembro. Se você tem restituição a receber e não foi incluído nos lotes regulares é porque caiu em malha fina. Veja o que fazer para saber se caiu em malha clicando aqui. Boa sorte.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade