Ganhe tempo e simule no site do INSS se já pode pedir aposentadoria

por Rosa Falcão

Quer saber quanto tempo falta para se aposentar? O INSS tem agora uma nova ferramenta online que permite calcular o tempo que o trabalhador precisa ficar no batente até a aposentadoria. O serviço está disponível no portal do INSS na internet. Basta acessar o aplicativo Meu INSS. Em seguida, no menu do lado esquerdo da página, clicar no item Simulação do Tempo de Contribuição. Após abrir o simulador basta preencher a data de nascimento, colocar o sexo, e informar o vínculo de trabalho. A ferramenta vai mostrar se o segurado já pode se aposentar.

Pesquisa automática de dados
A ferramenta realiza uma pesquisa automática de todas as informações de vínculos empregatícios do segurado, registradas no banco de dados do INSS. Caso falte algum vínculo, o segurado tem a possibilidade de inserir os dados manualmente para saber se já tem direito à aposentadoria. Se aparecer a mensagem que há “Vínculo com Pendência”, fique tranquilo. A pendência poderá ser resolvida quando for encaminhado o pedido de aposentadoria.

Continua após Publicidade

Como é realizada a simulação
O simulador vai calcular as contribuições do segurado e a idade que falta para se aposentar. A simulação por tempo de contribuição funciona como um primeiro “indício” do direito à aposentadoria. Caso o segurado visualize na tela a possibilidade de se aposentar, ele deverá entrar em contato com o INSS, através da Central 135, e fazer o agendamento. A aposentadoria ainda não é concedida automaticamente.

Cálculo utiliza as regras atuais
É bom lembrar que a ferramenta faz o cálculo com as regras atuais de aposentadoria. Ou seja, o Fator 85/95, que considera a soma da idade mais o tempo de contribuição. O homem terá que somar 95 pontos e a mulher deverá ter 85 pontos. A fórmula é mais vantajosa do que a aplicação do Fator Previdenciário, que provoca uma perda em média de 40% do valor do benefício. Hoje, o trabalhador também pode se aposentar por idade, sendo o homem com 65 anos e a mulher com 60 anos. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos.

Aposentadoria automática
A plataforma Meu INSS foi criada para facilitar a vida dos segurados da Previdência Social. Trata-se de uma Central de Serviços onde pode ser feito agendamento e realizadas consultas. A ideia é que o segurado consiga interagir com o INSS, acompanhar todas as fases do seu pedido pela internet, e receber notificações pelo site ou pelo aplicativo do celular. Atualmente, já é possível solicitar online a aposentadoria por idade e o salário-maternidade.

Atualização cadastral
A próxima novidade que será incorporada ao Portal Meu INSS é a possibilidade de fazer a atualização cadastral de dados dos segurados, como o telefone e o endereço. Hoje a atualização só pode ser feita pela Central de Teleatendimento 135, ou diretamente em uma agência da Previdência Social.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade