Empreender na terceira idade pode ser um bom negócio

por Rosa Falcão

Empreender não é só para os jovens. Hoje os aposentados não querem mais ficar em casa jogando dominó ou fazendo crochê como faziam os velhinhos e as velhinhas do passado. Os maduros perceberam que podem ser produtivos e ter o próprio negócio. A estimativa é que uma pessoa de 60 anos hoje tenha mais 25 anos para viver. Com tanta vida pela frente, a terceira idade se pergunta: o que fazer com o tempo? O empreendedorismo surge como uma alternativa para esta fatia da população brasileira.

Potencial empreendedor
Pesquisa realizada pelo Sebrae sobre o perfil do potencial empreendedor revelou o interesse para empreender entre aqueles que estão chegando à aposentadoria. A cada 10 entrevistados, um pretende abrir o próprio negócio nos próximos dois anos. Para eles a aposentadoria significa continuar trabalhando. Seja para aumentar a renda familiar ou a própria renda (49,7%), seja para preencher o tempo livre que os espera pela frente (21%).

Continua após Publicidade

Tipos de negócios
A pesquisa mostra como os empreendedores maduros pretendem ocupar o tempo. A grande maioria (80%) já decidiu o tipo de negócio que vai abrir. Mais de 50% têm objetivos de se dedicar ao comércio e 30% preferem o setor de serviços. Os empreendimentos na área de alimentação foram os mais citados pelos que participaram da pesquisa, com um quarto (25,2%) das respostas. Já uma parcela de 4,6% gostaria de abrir uma empresa de consultoria.

Capacitação é o caminho
Mesmo sabendo a área de atuação e os motivos para empreender, menos de 10% deram o primeiro passo para abrir o próprio negócio. Por outro lado, o número de entrevistados que buscou se capacitar nos últimos dois anos ainda é baixo. Só 24% da amostra participaram de cursos, palestras ou consultorias na área de pequenos negócios. Entre os que querem abrir a própria empresa, 64% pretendem se capacitar nas áreas de empreendedorismo, finanças, marketing, vendas e planejamento.

Cartilha ensina a empreender
Pensando neste público, a turma de especialistas de pequenos negócios do Sebrae preparou a cartilha “Empreender na Aposentadoria” com informações importantes para auxiliar o empreendedor da terceira idade. Na publicação são abordados conceitos gerenciais, as ferramentas de apoio à gestão, além de ensinar a criação e a administração do futuro negócio. Confira as dicas do Sebrae aqui.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade