Educação para o consumo começa na infância

por Rosa Falcão

Aproveite o Dia das Crianças para brincar com os seus filhos, praticar o consumo consciente e semear a educação financeira.

Se você tem filhos, sobrinhos, netos, afilhados e vai presentear no Dia das Crianças, fuja do lugar comum do brinquedo. Busque algo diferente que possa ser projetado para o futuro da criança. Que tal aproveitar a data para exercitar o consumo sustentável e a educação financeira? Afinal, é na infância que formamos cidadãos conscientes.

Continua após Publicidade

Começa em casa, com a ocupação racional do espaço, o uso consciente do dinheiro, a compra planejada, o aproveitamento dos alimentos, a coleta seletiva do lixo. Brincar é fundamental, mas existem várias brincadeiras que podem ser exercitadas sem o dinheiro.

Que tal aproveitar o feriado do próximo dia 12 para ir ao parque, passear na praia, andar de bicicleta? Estimular a criança se divertir ao ar livre, longe dos eletrônicos e dos estímulos que acionam o botão do consumismo.

Antes de comprar o brinquedo, procure fazer uma faxina junto com a criança. Aposto que vão ser encontrados brinquedos encostados no baú. Oportunidade para exercitar o consumo consciente e a ideia da troca.

Na hora de ir à loja de brinquedos, estimule a compra consciente. Pode ser ensinado a importância da poupança. Juntar dinheiro no “cofrinho” para comprar à vista, pedindo desconto e sem ficar endividado.

Antes de voltar para casa tem o lanche. Oportunidade para ensinar o consumo racional dos alimentos. Mostrar o valor dos produtos e as consequências do desperdício para a preservação do meio ambiente. É um bom começo!

Se quiser mais dicas acesse o Guia do CDC Mirim  da Associação Proteste.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade