Dez dicas para comprar com segurança na Black Friday

por Rosa Falcão

A Blacky Friday – dia mais esperado do calendário para o varejo online – acontece nesta sexta-feira (dia 24). A mega liquidação é uma oportunidade de comprar com bons descontos, principalmente os eletrônicos, que respondem por 68% das vendas neste período. Para ajudar o consumidor nessa empreitada, o Procon-PE elaborou uma cartilha com dez dicas para garantir a compra segura, tanto nas lojas virtuais quanto nas lojas físicas. Confira e boas compras.

1- A primeira recomendação é fazer uma pesquisa nas lojas e nos sites para saber se o desconto aplicado no produto que se pretende adquirir é real. O ideal é pesquisar dias antes da liquidação para comparar a variação dos preços.

Continua após Publicidade

2- O consumidor não deve se deixar levar pelo impulso nas compras e encher os olhos com os descontos. Só deverá adquirir aquilo que realmente precisa para evitar o endividamento.

3- Só faça compras em sites seguros e confiáveis. Se possível, informe-se antes sobre a reputação da loja que pretende comprar.

4- Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. É recomendável entrar diretamente no site da loja. Fuja de links duvidosos enviados por e-mail.

5- Procure informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem contato e localização. Confirme os dados do CNPJ da empresa no site da Receita Federal.

6- Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e recibos de realização de pagamento.

7- Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para a proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do “HTTPS” e de um cadeado ativado no canto esquerdo da barra do navegador.

8- Observe a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com a empresa. Não forneça os seus dados bancários aos sites que não possuam certificados de segurança.

9- Evite fazer compras online utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas para se prevenir contra as fraudes.

10- Mantenha a segurança do seu computador em dia, atualizando sempre o programa antivírus.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter
Continua após Publicidade