De olho na sazonalidade dos produtos

por Leianne Correia

Numa rápida passada de olho na seção de laticínios e você repara que os preços estão mais altos do que o de costume. E a justificativa para o aumento tem a ver com o tempo. A falta de chuva afeta diretamente a produção leiteira. Quanto menor a produção de um item, maior o preço.

É a tal lei da oferta e da procura. Quando muita gente quer um produto que tem pouco no mercado, mais seu preço sobe. Mais gente disposta a pagar pelo item impulsiona o preço. O inverso também acontece. Quanto mais produto disponível na prateleira, menor o preço.

Continua após Publicidade

O excesso do produto puxa o preço para baixo. Beneficia o bolso do consumidor. Então, antes de ir ao mercado, uma nova rotina pode ajudar bastante a economizar nas compras de frutas, legumes, verduras. Procure saber quais produtos estão na estação. Como faz isso? Basta procurar uma tabela de sazonalidade.

Esta tabela mostra qual a melhor época para comprar cada fruta, verdura, legumes aqui no Brasil. Com ela você fica sabendo os itens que estão sendo produzidos e os que estão em falta. Além de beneficiar o bolso, comprar produtos na época de colheita farta garante melhor qualidade, preços mais baixos e produtos mais frescos e saborosos.

E onde a gente pode achar a tal tabela? Elas são produzidas e disponibilizadas pelas Ceasas. A de Pernambuco lista os itens do ano todo e pode ser acessada aqui. A consulta é rápida. E já ajuda até na montagem do cardápio. Porque sabendo os itens que estão na estação, é possível organizar os pratos com os ingredientes mais baratos e com mais qualidade. Boa sorte nas compras.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade