Consumo compulsivo leva ao descontrole da vida financeira

por Rosa Falcão

Você sabe o que é oniomania? O nome é meio estranho e poucas pessoas conhecem a palavra. Pois bem, trata-se da doença do consumo compulsivo. Quem sofre do mal perde o controle de sua vida financeira. As consequências não param por aí. Tem gente que acaba o casamento, perde as amizades, se afasta dos familiares, coloca o trabalho em risco e pode até ficar nas mãos de agiotas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 8% da população mundial sofrem de oniomania.

Como identificar a doença
Se você está aumentando o volume de compras, compra por impulso, se endivida para adquirir um bem, compra para compensar uma frustração no trabalho ou na vida pessoal, tem vergonha de mostrar o que comprou, está com o orçamento estourado e mesmo assim continua consumindo, mostra sinais de oniomania. Ao se identificar nesta situação é recomendável colocar o pé no freio. Buscar ajuda para não cair no atoleiro.

Continua após Publicidade

Quais são as causas da oniomania
Existem pesquisas que indicam que a oniomania pode ser causada por distúrbios psicológicos, como depressão e ansiedade. Há estudiosos que apontam os fatores genéticos e hormonais como desencadeadores da compulsão pelo consumo. Por isso é importante a pessoa se conscientizar que está doente. Saber que não se trata de um problema de educação financeira, mas de uma patologia que pode ter cura.

USP tem serviço gratuito para portadores
Desde 2004, o Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da USP criou um Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (Pró-Amiti). O serviço trata, além da oniomania, outros tipos de transtornos, como o transtorno afetivo bipolar, o transtorno obsessivo compulsivo, amor e ciúme patológico, dependência de internet e cleptomania. O atendimento pode ser feito online pelo email: contato@proamiti.com.br

Devedores Anônimos é uma alternativa
Diante do avanço da doença, que leva ao caminho do endividamento crônico, o grupo Devedores Anônimos (DA) ajuda as pessoas a se libertarem das dívidas. O DA é semelhante ao Alcoólicos Anônimos (AA). Funciona em São Paulo, mas podem participar devedores de todo o país. As reuniões online acontecem todas as terças-feiras, das 20h às 21h30, neste site.

Faça o teste para ver se tem o transtorno
1 – Você tem preocupação excessiva com compras?
2 – Muitas vezes acaba perdendo o controle e comprando mais do que devia ou podia?
3 – Percebeu um aumento progressivo do volume de compras e nas suas despesas?
4 – Já tentou e não conseguiu reduzir ou controlar as compras?
5 – Percebe se faz compras como uma forma de aliviar a angústia, tristeza ou outra emoção negativa?
6 – Mente para encobrir o seu descontrole e as quantias que gastou com compras?
7 – Tem ou teve prejuízos sociais, profissionais ou familiares em função das compras?
8 – Tem problemas financeiros causados por compras?
9 – Já se envolveu com roubo, falsificação, emissão de cheques sem fundos ou outros atos ilegais para poder comprar ou pagar dívidas?

Segundo o Pró-Amiti da USP, que elaborou o teste, cinco ou mais questões positivas é uma indicação do transtorno.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade