Como viajar sem desorganizar as finanças

por Cláudia Santos

A crise econômica pegou muita gente pelo bolso, mas uma parcela dos brasileiros, 24,3%, mantêm a intenção de viajar, segundo pesquisa do Ministério do Turismo feita no último mês de setembro. Se você faz parte desse grupo organize sua viagem para relaxar e se divertir sem ficar com a carteira vazia e um monte de dívidas na volta. O ideal é viajar com tudo pago e o dinheiro reservado para os gastos no local. Você pode começar reservando parte do seu orçamento para a viagem mensalmente até a data escolhida. Antes de fazer as malas, vamos lá!

Escolha o melhor transporte para viajar.
Dependendo da distância e do tempo que você vai gastar para chegar ao seu destino, escolha a melhor forma se avião, carro ou ônibus. Segundo o Ministério do Turismo, a maioria 56,8%, pretende usar o transporte aéreo, mas 30,4% querem ir mesmo de carro e 11,3% de ônibus. Faça as contas e veja o que vale mais a pena, além, é claro, da disposição do viajante em encarar a estrada ou o avião.

Preços são menores na baixa temporada
Quanto mais perto a data de viagem, mais cara fica a passagem aérea, principalmente até 3 semanas antes. Mas não se adiante demais e nunca deixe para a última hora. Fique atento às promoções e seja rápido. Os preços dos bilhetes caem na baixa temporada e pipocam na alta, Pesquise os preços em sites comparativos como Melhores Destinos ou Voopter.

Compre com antecedência e seja flexível
No Brasil, a alta temporada acontece nos meses de julho e janeiro, na segunda quinzena de dezembro, além de todos os feriados. Se a viagem for feita nesse período, faça sua reserva entre 60 e 90 dias antes. Na baixa temporada, dá para comprar com antecedência de 25 a 40 dias. Seja flexível. Os preços variam ao longo da semana, então esteja aberto para mudar a data de ida ou volta. Para viagens internacionais faça sua compra com 30 a 60 dias de antecedência na baixa e na alta temporada, o ideal é entre 60 a 120 dias antes.

Continua após Publicidade

Planeje sozinho ou com uma agência de viagens
Você consegue montar sua viagem, da compra da passagem, hospedagem e passeios pela internet. Se quiser praticidade, a agência de viagem é uma opção. Nesse caso, procure informações da empresa, veja se há reclamações de clientes. O site Reclame Aqui registra problemas dos consumidores. Fique atento ao que diz o contrato. Cheque se a hospedagem fica em boa localização e se estão incluídas refeições e passeios. Tenha cópia dos comprovantes ou print das telas nas compras pela internet.
Se for por conta própria, pesquise preços de diárias de hotéis em sites comparativos pela internet, como Hotel Urbano ou Trivago. Se a opção for alugar apartamento ou quarto por temporada, dê uma olhada no Airbnb. E não esqueça de olhar os comentários de quem já esteve hospedado.

Defina seu roteiro e passeios
É bom ter um roteiro bem definido para não haver surpresas. Se vai a mais de uma cidade, pesquise a melhor maneira de se deslocar. Na Europa, por exemplo, é possível adquirir passagens de trem com três meses de antecedência pela internet. Você também pode comprar ingressos para museus ou shows antecipadamente. Pesquise também se há entradas gratuitas nos locais que deseja conhecer.

Calcule seus gastos diários
É bom ter ideia de quanto vai gastar com alimentação e passeios diariamente. Veja a média de preços de alimentação e transporte nas cidades escolhidas. Pergunte a amigos que já viajaram para esses locais. Pesquise nas redes sociais. Não se esqueça de calcular também gastos com transporte público ou táxi. E ainda tem as lembrancinhas…
Se a viagem for para o exterior, identifique a moeda que vai precisar. Vá comprando aos poucos para não pesar no orçamento e pesquise as melhores taxas de câmbio.

Para não perder suas férias, feriado ou folgas tente ficar dentro dos gastos planejados para evitar sacar o cartão de crédito e ter que encarar uma baita dívida na volta. Boa viagem!

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade