Como identificar a mina de ouro do empreendedorismo

por Rosa Falcão

 

Michelle Almeida é psicóloga, psicanalista, coaching, especialista em gestão de pessoas e liderança. Com tantas habilidades, ela decidiu trilhar o caminho do empreendedorismo. Criou aqui no Recife a consultoria Babá dos Sonhos. É um serviço especializado que treina uma equipe multidisciplinar de profissionais para atender as crianças na faixa etária de 0 a 12 anos, em escolas, residências, condomínios, resorts e hotéis. Um mercado potencial a explorar diante da carência de mão de obra qualificada no mercado.

Insight para o novo negócio
Ela fez o caminho inverso dos migrantes nordestinos. Mudou de São Paulo para o Recife para se dedicar a um projeto com mulheres. Sensível aos problemas das famílias que têm que deixar os filhos para ir trabalhar, Michelle percebeu a demanda por babás qualificadas no condomínio onde mora, em Boa Viagem. “Identifiquei que havia uma demanda pela profissionalização de babás. Em seis meses eu já tinha 100 babás certificadas”, conta.

Continua após Publicidade

Descoberta da mina de ouro
Na conversa com um amigo e “guru”, Michelle conheceu  a metodologia do Empretec, do Sebrae. Trata-se de um programa que desenvolve o potencial empreendedor das pessoas através de atividades práticas. Ela fez o curso no Sebrae de Pernambuco. Foi o pulo do gato para o negócio engrenar. “O Empretec foi um divisor de águas em minha vida. Descobri que o negócio que eu prospectava era uma mina de ouro. Depois do curso deu um boom na consultoria”.

Treinamento especializado e feedback
A Babá dos Sonhos treina as profissionais para atuar nas várias áreas como recreação, alimentação, saúde, organização. São 12 módulos de treinamento de cinco profissionais diferentes. “As nossas profissionais tem recursos legítimos para lidar com os pequenos. Elas vivenciam cada módulo do treinamento in loco”, explica. A consultora acompanha o desempenho das profissionais através do feedback dos clientes.

O potencial de mercado
Atualmente a Babá dos Sonhos atende três escolas no Recife e uma em Caruaru. A consultoria é contratada também por condomínios, hotéis e por agências de babás. “Estamos investindo na área de consultoria e em marketing. Temos um site, um mini blog, estamos desenvolvendo material didático próprio, como três livros e uma apostila. A nossa expectativa é de um boom nacional desse tipo de negócio”, aposta a empreendedora.

Empretec identifica perfil
O Empretec completa 25 anos no Brasil. O programa é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a ONU. Para participar é preciso se cadastrar no site e responder ao questionário com 40 perguntas. Segundo a analista do Sebrae Lívia Moura, é preciso atingir a pontuação mínima de 40 pontos para  ser selecionado para a entrevista. O investimento é de R$ 600 e pode ser parcelado em até quatro vezes no cartão de crédito. A próxima turma em Pernambuco será no período entre 11 e 16 de junho. Mais informações pelo telefone (81) 2101.8558.

 

 

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade