Conheça as armadilhas do teletrabalho

por Rosa Falcão

Teletrabalho exige disciplina e organização para render resultados

A primeira sensação é de liberdade. Você faz o seu planejamento da semana, programa as atividades, delimita os horários e as folgas, pode dar uma pausa para resolver outras pendências pessoais, depois retorna à mesa de trabalho. O modelo de teletrabalho ou home office avança no mundo do trabalho do futuro. Mas é preciso muita organização, disciplina, persistência e boa administração do tempo para conseguir se adaptar à nova jornada.

Avalie as vantagens e desvantagens
São vantagens e desvantagens que devem ser colocadas na balança, e reavaliadas de tempos em tempos, para saber se vale a pena trocar o escritório coletivo pela mesa de trabalho em casa. A primeira dificuldade de adaptação é o isolamento. Principalmente se você está acostumado a trabalhar em grupo, trocando ideias, compartilhando experiências. Por outro lado, o tempo poderá ser otimizado porque, ao ficar só para produzir, o seu poder de concentração em geral tende a ser maior.

Continua após Publicidade

Escolha um lugar confortável
É recomendável reservar um lugar da casa para trabalhar. Ajuda na disciplina e na otimização do tempo. Por isso evite ficar migrando de um lugar para outro. Atrapalha na concentração e dispersa o seu plano de trabalho. Procure ter conforto, móveis adequados, temperatura agradável, equipamentos eficientes, e o principal, determinação.

A casa pulsa
Uma armadilha é se envolver no movimento externo. Lembre-se que a casa tem vida própria e pulsa o dia todo com a movimentação das pessoas. O telefone toca, o interfone interrompe, a máquina de lavar roupa faz barulho, a diarista pede orientação, o filho pede atenção, o marido atrapalha… Enfim, são situações que precisam ser enfrentadas com firmeza.

Planejamento e organização
Planeje o dia e organize a agenda de atividades. Se possível faça um cronograma da semana incluindo os dias, os horários, os compromissos. Trace metas de trabalho, estabelecendo prazos. Acompanhe a sua produção semanalmente para avaliar se está cumprindo os prazos, otimizando o tempo e atingindo os objetivos traçados. Afinal, lembre-se que você é o chefe.

Disponibilidade vigiada
Muita gente pensa que o trabalho em casa proporciona disponibilidade integral à pessoa. Fuja deste lugar comum. É normal as pessoas interromperem o que você está fazendo porque acham que o seu tempo está disponível. Se imponha e coloque limites. Fechar a porta do local de trabalho é uma boa opção. Peça para as pessoas baterem à porta antes de entrar.

A hora do cafezinho
Estabeleça uma rotina de trabalho em casa que se assemelhe ao escritório. Ajuda na disciplina e na otimização do tempo. Uma pausa para o cafezinho e para o lanche é sempre bem-vinda. Se levantar e circular um pouco para se distrair também é recomendável. Até porque, fará bem interagir com as pessoas da casa, conversar um pouco e espairecer. O rádio também é um bom companheiro no caso de você morar sozinho. Quebra a monotonia do ambiente.

Curta as folgas sem culpa
Nem todas as pessoas se adaptam ao home office. Quem não tem disciplina acaba misturando o trabalho com as atividades domésticas porque não sabe separar o tempo. Mas para as pessoas que conseguem se organizar é possível ganhar tempo porque evita os deslocamentos e o trânsito, economiza com  combustível, estacionamento, lanche e cafezinho, além de poder programar melhor as folgas e os feriados. Que tal fazer um teste?

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade