Aproveite o Carnaval e se prepare para o Imposto de Renda 2018

por Rosa Falcão

Contribuinte pode aproveitar o Carnaval para checar os documentos da declaração do Imposto de Renda

Vai ficar em casa neste Carnaval curtindo os filmes e as séries da Netflix? Que tal aproveitar o tempo livre e se preparar para o acerto de contas com o Leão? Os dias de folga podem ser usados para organizar os documentos e garantir a entrega da declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias, e se for o caso, receber a restituição nos lotes iniciais. A expectativa é que a Receita Federal divulgue nos próximos dias o cronograma do IR 2018.

Continua após Publicidade

Localize os arquivos
A primeira providência é localizar os arquivos da declaração do IR do exercício anterior (IR 2017). Caso não encontre é possível obter os arquivos com o código de acesso ao atendimento eletrônico (e-CAC) da Receita Federal. Se não tiver o código, o contribuinte vai precisar dos números dos recibos das duas últimas declarações.

Selecione os documentos
Se a declaração for preenchida no modelo completo é necessário ter em mãos os recibos que possam valer como dedução do imposto devido. Entram neste pacote as despesas médicas e odontológicas, os planos de saúde, os gastos com educação e empregados domésticos. Podem ser incluídas as despesas com os dependentes menores.

Confira os recibos
Nos recibos de despesas médicas e odontológicas devem constar o CNPJ da empresa emissora, o CPF do médico e a identificação do paciente. É importante conferir os dados para ver se os recibos estão com as informações corretas, para não ter problemas no futuro, e cair na malha fina.

CPF do dependente
Este ano a Receita vai exigir o CPF para os dependentes a partir de 8 anos. Para obter o documento basta se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios. É necessário apresentar o RG ou a certidão de nascimento da criança e um documento com foto que comprove a sua responsabilidade sobre o menor.

Outros documentos
Lembre-se que são necessários outros documentos que não dependem de você. São eles: informe de rendimentos da empresa onde trabalha, informe de rendimentos dos bancos, recibos da compra e venda de bens, dívidas contraídas no período, entre outros. Mas vale a pena se preparar com antecedência. Bom feriado!

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade