Confira 8 dicas para economizar no Carnaval

por Rosa Falcão

A contagem é regressiva. Faltam 25 dias para o Sábado de Zé Pereira. Ainda há tempo para se planejar e aproveitar o Carnaval cuidando do bolso. Afinal, mal acabaram as festas natalinas e enfrentamos as despesas do início do ano com os impostos, as taxas e o material escolar dos filhos. Mesmo com o orçamento apertado, o folião de carteirinha conta o tempo que falta para se esbaldar nos quatro dias de festa. O dinheiro é curto, mas sempre se dá um jeito de brincar o Carnaval. Pensando nisso, o blog Econômicas preparou algumas dicas para quem vai brincar sem precisar gastar muito.

1. Faça um orçamento
A primeira providência é preparar um orçamento do que você vai gastar nos quatro dias de folia. Inclui os gastos com a fantasia, os adereços, a alimentação, a bebida, o transporte, ingressos para camarotes, e a reserva para os imprevistos que podem acontecer com qualquer folião. Para visualizar melhor, coloque tudo escrito no papel.

2. Reserve dinheiro
Nesta época do ano é difícil ter uma graninha sobrando, mas as pessoas que não abrem mão de brincar o Carnaval podem fazer uma poupança antecipada. Que tal poupar um pouco de dinheiro desde o início do ano para não se apertar? Prepare uma planilha detalhando quanto você vai precisar para brincar.

Continua após Publicidade

3. Economize nas fantasias
A primeira providência é revirar o baú e aproveitar para reciclar as fantasias e os adereços. Outra dica é reunir um grupo e contratar uma costureira por um preço mais em conta. Nada de se deixar levar pelo consumismo, se empolgar e comprar produtos caros. Pense que o Carnaval passa e não vale a pena se endividar para se apertar o resto do ano.

4. Planeje o transporte
Com o preço da gasolina nas alturas, é melhor deixar o carro em casa. Sem contar que dirigir não combina com a cervejinha. Opções de transporte não faltam: ônibus, metrô, Uber, táxi. Uma boa ideia é reunir grupos de carona para dividir as despesas com a locomoção.

5. Esquenta em casa
Quer economizar com a bebida? Que tal preparar “o esquenta” antes de sair para a festa? Reúna um grupo de amigos, divida os petiscos e a cerveja e comece a beber em casa. O ideal é fazer um rodízio e marcar “o esquenta” cada dia na casa de um amigo. Todos vão chegar no bloco já animados e gastar menos.

6. Eventos gratuitos
Faça uma agenda carnavalesca com os blocos e festas e priorize os eventos gratuitos. Pense que você vai se divertir da mesma forma e não terá que desembolsar dinheiro para pagar ingressos em camarotes ou festas privadas em clubes. A programação do Carnaval de rua é ampla para todos os gostos. Não faltará opções para cair na folia.

7. Prepare a quentinha
Pense na fome que bate ao final de um dia de folia. A tentação é grande de entrar no primeiro restaurante ou lanchonete que aparece pela frente. E muitas vezes pagar caro para se alimentar. Faça um cardápio e prepare refeições práticas e leves para abastecer a geladeira. Sucos, chás, frutas e sorvetes são infalíveis para curar a ressaca.

8. Segurança é fundamental
Tudo pronto para cair na folia? Ainda falta um detalhe: tire a cópia de um documento de identificação e do cartão de saúde e providencie uma bolsa segura para guardar o dinheiro que vai levar para a rua. O ideal é usar uma doleira presa ao corpo. O dinheiro trocado evita se confundir na hora do troco. Agora é só cair na folia. Bom Carnaval para todos!

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade