10 dicas para lidar com as redes sociais no trabalho

por Cláudia Santos

Redes sociais no trabalho exigem bom senso e responsabilidade. Crédito http://bit.ly/2w3Pcrx

Se é difícil escapar de usar as redes sociais no trabalho, o ideal é usá-las da melhor forma possível dentro e fora, com colegas e chefes. O Econômicas conversou com a psicóloga e especialista em RH Tereza Helena Cavalcanti, e traz dicas para você não se dar mal. Para ela, o comportamento nas redes sociais depende do público e do ambiente. Mas lembra que é importante ter cuidado com os relacionamentos.  Confira!

1- Bom senso é fundamental
Bom senso é a palavra chave para se comportar nas redes sociais no trabalho. Vale para o grupo no WhatsApp, opiniões no Facebook, fotos no Intagram. Além do bom senso, responsabilidade e educação básica contam muito.

2- Mensagens fora de hora
Dependendo da sua função e responsabilidades, mensagens fora do expediente podem ser bem ou mal recebidas. Se não houve um incêndio, uma emergência ou uma ação que você tenha que resolver, estabeleça um limite. Mas faça isso de forma educada. Informe que não pode atender no momento. Dê uma justificativa. Se o assunto pode esperar para o dia seguinte, nada mais justo do que deixá-lo fora do seu tempo livre.

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3- Deixe o celular de lado
Se você está em reunião, em uma conversa de trabalho ou evento profissional, se desligue das redes. Nada mais desagradável e desatencioso do que conversar com alguém que não dá atenção a você ou ao grupo.

4- Grupos no Whatsapp
Dois tipos de grupos podem rolar no WhatsApp. O funcional, onde há troca de informações com foco no trabalho, e o social. Do primeiro tem que encarar. Do segundo grupo você pode sair. Mas cuidado para não ser antipático. Se for sair, avise que tem muitos grupos e não consegue acompanhar mais esse. Feche o ciclo.

5 – Atenção às regras
Geralmente os grupos corporativos têm regras escritas ou implícitas. O objetivo é agilizar o trabalho. Então, cuidado com o que repassa ou discute. Evite o excesso de emojis, Bom dia, vídeos engraçados. Se está incomodado com esse comportamento,  procure o administrador. Ele pode lembrar aos demais do objetivo do grupo.

6 – Aceitar ou seguir o chefe?
Há quem fique na dúvida na hora de aceitar o pedido do chefe ou de um colega de trabalho nas redes sociais. Instagram e Facebook são perfis pessoais. Aceitar ou não é uma decisão sua. Mas não precisa tornar público se a sua resposta for uma negativa.

7 – Cuidado com o que publica
Seu perfil no Instagram ou no Facebook podem ser vistos por colegas e chefes. Lembre-se disso na hora de postar um texto ofensivo, fazer comentários descabidos ou publicar aquela foto na praia ou na balada. Se quer evitar comentários ou avaliações equivocadas, limite o público que tem acesso ao seu perfil.

8- Fique de olho
As empresas estão ligadas, sim, nas redes sociais dos funcionários. Informações postadas podem servir para análise de perfil, comportamento e refletem no ambiente corporativo. Tenha responsabilidade no compartilhamento.

9 – Pessoal X corporativo
Se seu chefe ou colegas de trabalham misturam informações de trabalho nas suas redes sociais, leve-os para a ferramenta disponibilizada pela empresa. Responda pelo celular corporativo a mensagens enviadas ao seu número particular. Mas tenha em conta que qualquer comportamento em relação aos colegas de trabalho exige educação em primeiro lugar.

10 – Mantenha o foco
As redes sociais viraram ferramentas importantes de comunicação, pela facilidade de acesso e agilidade. Mas não confunda. Evite gastar tempo demais nas redes durante o horário de trabalho. Se isso não for necessário para sua atividade, reserve a hora do almoço ou quando estiver fora da empresa para dar likes, postar, compartilhar e enviar mensagens. Sua produtividade agradece.

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