8 atitudes dos casais quando o assunto é dinheiro

por Cláudia Santos

Falar de dinheiro é difícil para muitos casais. Em muitos casos, o assunto pode acabar em briga. Isso porque, além da falta de diálogo sobre ganhos e gastos, tem muita gente – homens e mulheres – que esconde do companheiro algumas despesas que faz. Pesquisa feita pela SPC/CNDL mostra o comportamento das pessoas casadas ou em união estável em relação ao dinheiro.

1 – Brigamos por conta de dinheiro 
O relacionamento entra em crise quando um dos companheiros gasta demais. O estudo mostra que esses conflitos atingem 46% dos entrevistados.

2 – Meu parceiro é desorganizado 
Casais discutem por conta de atrasos no pagamento de contas (32%), quando um deles tem dificuldades de guardar algum dinheiro (28%) ou de um parceiro muito controlado nos gastos (28%)

3 – Não sei quanto ele ou ela ganha
Mesmo vivendo juntos, 11% dos entrevistados não sabem quanto seu parceiro ganha e outros 23% desconhece se a outra parte do casal mantém alguma reserva financeira

4 – Prefiro gastar escondido 
Homens e mulheres escondem do companheiro alguns cupons fiscais. Em geral, os homens não contam sobre gastos em bares, restaurantes e cinemas. Já as mulheres, omitem principalmente as compras de roupas, calçados, maquiagens, perfumes e cremes.

Continua após Publicidade

5 – Acho que meu parceiro se incomoda 
Quem esconde gastos costuma culpar o comportamento do outro para justificar sua atitude. Uma parte (23%) acha que o companheiro se incomoda com a forma com que eles gastam o dinheiro e 17% tentam fugir do controle sobre suas finanças.

6- Falo sobre tudo o que compro
Por sorte, há uma relação mais aberta entre a maioria dos entrevistados no estudo, já que 52% deles contam ao outro todas as compras que faz.

7- Temos prioridades diferentes
Uma das preocupações que envolve dinheiro entre os casais que desconhecem como o outro faz seus gastos, é manter sua individualidade. Outros omitem para evitar brigas e uma parte entende que as prioridades são diferentes entre eles. Por fim, 22% entendem que o companheiro não compreende suas necessidades.

8- Falta planejamento
Nem sempre os casais sonham em fazer alguma coisa com o dinheiro que ganham e dividem. Trinta e dois por cento deles não planejam o que fazer nos próximos cinco anos. Ouros 30% até pensam em uma meta a médio prazo, mas nada fazem para alcançá-la.

Orçamento sem segredos
Todo mundo tem seus segredos e suas necessidades financeiras, mas quem divide uma casa precisa partir para a transparência e o diálogo. Cada casal pode encontrar sua maneira de dividir as despesas e fazer o controle dos gastos. Uma boa conversa é o começo de tudo, mas é preciso ir além e montar um orçamento que contemple tanto ganhos e despesas, como uma reserva financeira e as metas de gastos do casal. Dá para considerar uma viagem a dois, a compra ou troca do carro, o financiamento da casa própria e um futuro mais confortável quando vier a aposentadoria.

Leia mais sobre orçamento aqui no blog.

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade