12 dicas para trabalhar com vendas online

por Cláudia Santos

http://bit.ly/2HVyL8w

Virou moda empreender na internet. Mas, se você quer mesmo investir nas vendas online é preciso se planejar. No ano passado, o comércio eletrônico cresceu 8% e a expectativa é de chegar aos 12% de crescimento neste ano. Selecionei algumas dicas dadas no Ciclo MPE.Net, que aconteceu no Sebrae, para quem pensa em se aventurar no mundo de vendas digitais.

Planejar é preciso
Antes de se lançar no mercado, veja como legalizar sua marca, registre o nome da empresa e o domínio e em que plataforma será vendido. Levante o valor do investimento, os custos para lançar sua loja e para operar no mercado. Se não vai usar recursos próprios, pesquise como obter crédito,

Montando a loja
Se você não entende, procure um profissional para montar o layout.  Fique atento onde seu site ficará hospedado, se é responsivo, ou seja, se adequa à tela do computador, do tablet ou do celular. As ferramentas de marketing e em que plataforma de vendas (marketplace) será negociado, se for o caso. Também fique atento à segurança, já que será necessário cadastrar meios de pagamento.

Apresentação é (quase) tudo
Procure colocar fotos de qualidade, que mostrem bem o que você está vendendo. Uma boa ideia é apresentar o produto da forma como ele será consumido. Uma camisa pode ser apresentada em um modelo, ou um objeto de decoração em uma mesa, por exemplo.Não adianta só ter um site bonito. Além do design é importante descrever seu produto ou serviço, com informações técnicas, como tamanho, peso, material.

Continua após Publicidade

Defina seu preço  
Para a maioria dos novos empreendedores, é uma dor de cabeça definir o preço do produto ou serviço. Leve em conta os custos da matéria-prima e de produção e o valor da mão de obra. Dê uma olhada na concorrência, mas não se esqueça dos custos para entrega.

Marketplace
Há várias opções de marketplace, grandes como Americanas, Submarino e Amazon, que estão entrando no Brasil, ou menores como Elo7 para comercializar seu produto. Você paga um percentual quando fecha o negócio. Mas antes de chegar lá, garanta que sua operação está bem resolvida para atender seus consumidores.

Forma de pagamento
É importante dar opções para que seu cliente conclua a compra. Defina a forma de pagamento do seu produto ou serviço. Ofereça meios que facilitem a sua venda e a vida do cliente. Pesquise antes as taxas cobradas pelas plataformas e pelos bancos que operam com boleto, débito e crédito.

Estoque na quantidade certa
Consumidor detesta receber um produto depois da data marcada. Portanto, tenha produto em estoque para garantir a entrega no prazo combinado.

Público alvo
Descubra quem é seu público alvo e planeje campanhas de marketing voltada para ele. Não adianta criar uma estratégia para um público amplo, se você vende calçados para quem tem números difíceis de encontrar.

Outros canais de venda
Mesmo que seu foco seja o e-commerce, diversifique os canais de vendas com panfletos, televendas, parcerias com blogueiros ou influenciadores digitais.

Escolha seu carro-chefe
Tanto no Marketplace ou nas ações de marketing eleja um produto para ficar na vitrine. Ele precisa ser atrativo, seja por funcionalidade, beleza ou preço. E ter força para alavancar outros produtos da sua marca.

Por dentro das redes sociais
Aposte nas redes sociais. Facebook e Instagram, além do WhatsApp são ótimas plataformas para divulgar seus produtos ou serviços. Explore as redes, mas não abuse. Ofereça conteúdo que faça um link com sua marca, sem necessariamente tratar de uma venda. E mais uma vez, atenção às imagens. Elas são o primeiro contato com sua marca.

O que vende mais
Tem de tudo no e-commerce, mas o campeão ainda é o segmento de moda e acessórios, com 14,8% das vendas. Em segundo estão saúde, cosméticos e perfumes (12,2%), e casa e decoração (10,6%) em terceiro. Se seu produto ou serviço não se inclui em nenhum desses, aposte na sua ideia. Tem espaço pra todo mundo nesse mercado que faturou R$ 47 bilhões no ano passado.

Dá um clique na página do E-commerce Brasil

Compartilhar! Facebook LinkedIn Google+ Twitter

Deixe seu comentário O que você achou?

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algum conteúdo impróprio, denuncie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continua após Publicidade